Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Terceira Notícia
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Site Secom, Portal do Planalto e Portal Brasil adotam nova identidade digital

Todos os sítios e portais do Governo Federal podem adotar o modelo

  • Publicado: Sábado, 08 de Novembro de 2014, 18h31
  • Última atualização em Sábado, 08 de Novembro de 2014, 22h23
  • Acessos: 56

Acesse os manuais que irão auxiliar na montagem de sites dos órgãos do governo federal

Os três sites administrados pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) adotam a Identidade Digital do Poder Executivo Federal. Desde o início de 2014, Portal BrasilPortal do PlanaltoSite Secom passaram a seguir as premissas e estruturas definidas pela nova identidade digital.

A Identidade Digital do Poder Executivo Federal é um conjunto de diretrizes, orientações, padrões e modelos a serem aplicados em elementos que compõem a Identidade Digital, como a barra de governo, portais institucionais, sítios temáticos, informativo, redes sociais, guia de serviços, guia de aplicativos e outras ferramentas digitais.

A partir da adoção pelos órgãos do Poder Executivo Federal das premissas da identidade digital, é esperado alcançar os seguintes objetivos:

  • Qualificar a comunicação, permitindo que o cidadão encontre, com mais facilidade, as informações sobre as políticas públicas, equipamentos e serviços ofertados pelo Governo Federal;
  • Padronizar as propriedades digitais (ambientes digitais que possuem gestão e chancela de um órgão do governo) e alinhar a estratégia de comunicação dos órgãos do Poder Executivo Federal;
  • Padronizar as soluções digitais dos órgãos públicos federais e alinhar as informações com foco no cidadão;
    Garantir o acesso a todos, independentemente da forma ou dispositivo de conexão, garantindo a acessibilidade digital e o acesso a qualquer momento.

As ações de comunicação digital devem seguir as instruções apresentadas nos manuais orientadores (link acima) e que tratam sobre o uso correto de nomenclaturas, cores, tipografias e recomendações gerais de boas práticas de design, arquitetura da informação, conteúdo e uso das plataformas digitais.

Portal Institucional Padrão

O Portal Institucional Padrão é uma infraestrutura de portal que tem como foco no seu desenvolvimento os eixos Conteúdo, Arquitetura da Informação e Identidade Visual permitindo que o portal de cada órgão seja identificado como propriedade digital do governo federal gerando credibilidade aos internautas e oferece uma experiência única de navegação para os cidadãos.

Tendo em vista o crescimento no acesso à internet por meio de dispositivos móveis, a construção do Portal Padrão ocorreu de maneira responsiva. Isto é, o Portal já é concebido de maneira flexível para se adaptar a diferentes tamanhos de tela, atendendo a uma ampla variedade de dispositivos, mantendo a gestão do conteúdo organizada e eficaz. Dessa maneira, o acesso é garantido em várias plataformas.

Para adequar seus sites e portais à estrutura do portal padrão, os órgãos do Poder Executivo Federal devem seguir o disposto no Manual de Diretrizes de Comunicação da Identidade Digital do Poder Executivo Federal e no Guia de Estilo do Portal Padrão para Identidade Digital do Poder Executivo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página